Desentupimento de caixa de gordura
14/09/2016
Os 7 casos mais estranhos de desentupimento em Porto Alegre
15/09/2016
Mostrar Todos

O que significa uma correta destinação de resíduos?

Todos os resíduos que geramos devem ser destinados de forma correta a fim de que sejam evitados os efeitos negativos que eles podem ter no meio ambiente, como a poluição de rios e do solo, e mesmo na saúde das pessoas já que podem ser responsáveis pela transmissão de diversas doenças. No Brasil, o destino dado ao lixo é fator de tamanha importância que pode até mesmo levar responsáveis por uma má destinação de resíduos a pagarem multas e em alguns casos levar a penas de reclusão de até três anos. Mas o que exatamente significa uma correta destinação de resíduos?

diversas-682Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira em seu artigo a destinação final ambientalmente adequada é definida da seguinte forma:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso VII – destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

O assunto é ainda mais importante se analisarmos a destinação de resíduos produzidos pelas indústrias. Quem define os parâmetros para tratamento desses resíduos é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo as normas da instituição, resíduos sólidos industriais são aqueles resultantes deste setor de atividade, incluindo lodos e determinados líquidos, cujas características tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água ou que exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis. Os resíduos são classificados em três classes: perigosos, não-inertes e inertes. Os dois primeiros exigem atenção especial por serem tóxicos e/ou contaminantes.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos proíbe o lançamento de resíduos sólidos em praias, rios e lagos, e queimadas de lixo a céu aberto. É importante destacar que as indústrias, chamados geradores, são obrigadas a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é para sempre. Todas essas etapas devem ser cumpridas atentamente. No caso do transporte, por exemplo, é
preciso contar com empresas especializadas nesse serviço, que deve ser feito sem a ocorrência de derramamento. Do local da coleta ele é encaminhado para estações de tratamento ou para o local indicado pela empresa contratante e autorizado pelos órgãos de controle.

Sobre nossa empresa

A Desentupidora em Porto Alegre Laçador é comprometida com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos ambientais. Realizamos transporte e descarte de resíduos, focando primariamente na execução ecológica destes serviços. Possuímos todas as licenças e laudos de operação, equipamentos modernos e eficientes, e profissionais capacitados. Assim, nossos clientes podem ter tranquilidade ao contratar nossos serviços. Contamos com atendimento 24 horas e orçamento gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *