Diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção de esgoto

Condomínio é responsável por manutenção e limpeza de caixa d’água
24/08/2016
Entupimento de coluna
26/08/2016
Mostrar Todos

Diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção de esgoto

As caixas de inspeção são pouco conhecidas pelos proprietários de um imóvel. E quem conhece, faz confusão. As caixas de gordura e de inspeção são componentes do sistema de esgoto de uma casa. Todo o efluente que desce pelo encanamento passa por elas, antes de ser lançado no sistema da rua, administrado pela concessionária de água e esgoto.

Mas você sabe qual é a real diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção? Os dois sistemas podem parecer ter a mesma função, mas são completamente diferentes.  Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto dos banheiros e área de serviço é ligado a caixa de inspeção e o esgoto da cozinha a caixa de gordura. Primeiramente, é preciso explicar o que é a caixa de inspeção. Trata-se de um pequeno tanque que tem a função de receber o esgoto de locais que não possuem gordura, como, por exemplo, banheiros e áreas de serviço do imóvel.

caixa de gordura

Como seu nome diz, o papel dessa caixa é inspecionar problemas que possam se tornar futuros entupimentos no esgoto, antes de chegar à rede pública. Esse tanque é muito importante dentro do sistema de esgoto de um imóvel, pois é a partir dessa caixa que é possível identificar a necessidade de manutenções. Sua limpeza deve ser feita a cada seis meses.

Já a caixa gordura é nossa velha conhecida. Instalada após a coleta de esgoto das pias, ela tem um papel importantíssimo de evitar entupimentos. Quando a gordura fica fria, ela forma uma crosta que se fixa nos canos e tubulações, impedindo a passagem do esgoto. Assim, o papel da caixa de gordura é filtrar essa gordura despejada nas pias, impedindo que seja destinada para o esgoto, evitando futuros entupimentos.

caixa de inspeção

Limpeza e manutenção

Tanto a caixa de inspeção quanto a de gordura precisam de limpeza e manutenção a cada seis meses. No caso da caixa de gordura, basta abrir a caixa e retirar os dejetos, ou então pode-se contratar uma empresa desentupidora. O procedimento de limpeza da caixa de gordura é feito (quando for mecanicamente) através de caminhões auto vácuo.

Após a realização desse serviço de limpeza, os dejetos coletados serão levados para o local adequado, assim poderão ter o correto descarte e um possível reaproveitamento. Para que este tipo de serviço seja realizado corretamente, é preciso de técnicos bem treinados e equipamentos qualificados. Já a limpeza da caixa de inspeção é feita levantando a tampa e observando se o fluxo de águas corre normalmente ou se tem objetos, plantas e detritos que impedem a passagem. Se tiver, é preciso tirar e recolocar a tampa no lugar. Há empresas especializadas que fazem esse serviço.

Sobre nossa empresa

A Desentupidora Laçador atua no mercado há mais de 15 anos com diversos tipos de serviços desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragaslimpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Todos os nossos colaboradores são especializados, experientes e treinados constantemente para agilidade na prestação e execução dos serviços em residências, empresas, comércios ou nas indústrias. Nossa empresa trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana e com orçamento gratuito. Entre em contato pelo site www.desentupidorasportoalegre.com.br, ou pelo fone (51) 3072-7757.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.