Manutenção de um imóvel inclui a limpeza de calhas

Como desentupir encanamento: saiba quando chamar um profissional
Como desentupir encanamento: saiba quando chamar um profissional
13/01/2017
Qual a importância da limpeza de reservatórios de água?
Qual a importância da limpeza de reservatórios de água?
18/01/2017
Mostrar Todos

Manutenção de um imóvel inclui a limpeza de calhas

Manutenção de um imóvel inclui a limpeza de calhas

A limpeza de calhas é um dos processos mais importantes da manutenção de um imóvel. Parte do sistema de drenagem, ela recolhe da maneira correta a água da chuva que escorre sobre o telhado, evitando problemas de infiltração. Entretanto, com o tempo, resíduos como folhas, areia, plásticos e outros detritos, trazidos pelo vento, podem ser depositados sobre as calhas e no interior dos tubos condutores do telhado de sua casa. Nada inocentes, esses resíduos podem obstruir as canaletas e dificultar o escoamento da água das chuvas.

Entre as consequências do entupimento causado pela falta de limpeza de calha estão danos na pintura, transbordamento que causam infiltrações, goteiras e até problemas estruturais. Basicamente, é importante observar o estado das calhas e checar se há um acúmulo considerável de sujeira a cada seis meses. Essa periodicidade varia conforme a localização do imóvel. Nas casas próximas a árvores de grande porte ou a edifícios, a limpeza de calhas deve ser com maior frequência. Isso porque, a incidência de folhas e detritos eventualmente jogados pelos moradores do prédio tendem a entupir com mais rapidez os dutos.

O ideal é chamar alguém especializado para fazer a limpeza de calhas e dos tubos condutores, pois se trata de um serviço que demanda equipamentos de proteção individual adequados e requer uma série de procedimentos de segurança. A manutenção pode até ser executada pelo morador nos casos em que a calha pode ser acessada pelo lado externo da casa, sem demandar a passagem pelo telhado. Mas é preciso seguir alguns cuidados.

Em primeiro lugar, verifique a segurança em usar uma escada. Dois dos principais fatores a serem considerados são a altura e a proximidade entre a calha e a rede elétrica, bem como a possibilidade de apoio firme da escada e o uso de sapatos com solado aderente e luvas. Amarre uma corda no madeiramento do telhado e a prenda na sua cintura para evitar maiores danos no caso de queda. Nunca faça a limpeza de calhas sozinho. Uma outra pessoa deverá lhe dar suporte, dando firmeza a escada.

Não arrisque sua segurança. A Desentupidora em Porto Alegre Laçador conta com uma equipe especializada, que executa o serviço de limpeza de calhas com rapidez e eficiência. Oferecemos orçamento gratuito a qualquer dia ou hora da semana. Entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo fone (51) 3072-7757 e agende uma visita dos nossos técnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *