Limpeza de coifas evita incêndios e a contaminação de alimentos

Como limpar caixa d’água em 10 passos
Como limpar caixa d’água em 10 passos
26/01/2017
Como desentupir cano de pia sem agredir a natureza
Como desentupir cano de pia sem agredir a natureza
04/02/2017
Mostrar Todos

Limpeza de coifas evita incêndios e a contaminação de alimentos

Limpeza de coifas evita incêndios e a contaminação de alimentos

A contaminação alimentar é apontada pela Organização Mundial da Saúde como uma das maiores causas de doenças de internações hospitalares por intoxicações e infecções. Os principais vetores de contaminação são os utensílios e equipamentos de cozinhas. Nos locais onde se manipulam alimentos, a limpeza deve ser excelente, não existindo nenhum vestígio de sujeira, porque esta abriga micróbios (bactérias) que causam as doenças transmitidas pelos alimentos. A qualidade ambiental das cozinhas, principalmente de restaurantes, hospitais, escolas, fábricas e indústrias, pode ser controlada através de procedimentos como a higienização, descontaminação e limpeza de coifas, dutos, grelhas e exaustores.

As coifas costumam ser instaladas em cima dos fogões, sugando o ar, filtrando-o e expelindo para fora por meio de dutos instalados na cozinha, podendo ter saída pelo teto, forro ou parede. No sistema de exaustão de fogões industriais formam-se incrustações provocadas por particulados de gordura, névoas de óleo, fumaça, vapor d’água, gases de combustão poluentes e outras substâncias. A falta de manutenção preventiva do sistema de exaustão pode provocar doenças pela exposição continuada das pessoas que operam em cozinhas industriais. O recomendado é realizar a limpeza de coifa e dos outros componentes a cada três meses.

Risco de explosão

Outro risco oferecido pela falta de limpeza de coifa e de todo sistema de exaustão é o acúmulo de gordura e gases em seu interior, que podem causar explosões e incêndios. Infelizmente, a ocorrência de casos é cada vez mais frequente, principalmente em shoppings, praças de alimentação e redes de fast food. Por isso é importante estar sempre atento a manutenção do sistema de exaustão. As coifas ajudam a eliminar odores e a fumaça da cozinha, mas para que isso aconteça é preciso que ela esteja limpa, conservada e funcionando adequadamente. É recomendado que a limpeza de coifa e dutos sejam feitas a cada três meses.

Grau de sujidade

O grau de agressividade das sujidades só é percebido na hora da limpeza de coifas. De detergentes e buchas a luvas de limpeza, tudo parece fácil, até que a gordura não sai. É importante contar com ajuda profissional para o serviço de limpeza de coifa. Empresas especializadas nesse trabalho realizam a limpeza por meio de hidrojateamento e/ou manualmente com uso de fibras vegetais e aplicação de produto desengordurante de alta performance de acordo com as normas específicas. É importante a utilização de equipamentos de proteção individual para as pessoas encarregadas pela limpeza como luvas, óculos e máscaras de proteção.

Limpeza de coifas Laçador

A Desentupidora em Porto alegre Laçador conta com técnicos habilitados e certificados para a higienização e limpeza do sistema de exaustão (dutos, coifas e exaustores), emitindo laudo técnico de acordo com as normas da Anvisa. A empresa também atua no segmento de hidrojateamento, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Agende uma visita com nosso plantão permanente. O orçamento é gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *